quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Você tem Síndrome de Irlen? Confira algumas dicas para minimizar seu desconforto visual no ambiente de sua casa!

Por: Débora Rossini

Ooooopa!!! Prometi que ia trazer através do "Sopa" algumas novidades sobre Síndrome de Irlen, descobertas em sites americanos, e cumpri!!!! O site Irlen Syndrome traz (em inglês) diversas explicações sobre a SI do ponto de vista de pacientes norte-americanos - bem como vídeos (um deles feito pelo próprio autor do site , David Accola) , depoimentos e dicas para o paciente sentir-se mais confortável em casa , na escola e, principalmente, em frente ao computador. ( Obaaaa!!! Essas dicas para usar o computador são bem interessantes - uma vez que entre as maiores amolações na vida de uma pessoa com Síndrome de Irlen (SI) está a hipersensibilidade ocular à luz... e o computador, por meio do monitor, "joga" luz na cara da pessoa o tempo todo, né? Rerrerré!!!! )

Bom, vou trazer as principais dicas que o autor do site colocou. Obs: não estou fazendo tradução exata dos textos - por receio de cometer alguns errinhos que comprometam a exatidão do conteúdo. Dessa forma, eu preferi optar por escrever, com minhas próprias palavras, as principais ideias do texto - como uma espécie de resenha... "manjô"? ;-)

Para evitar que o post fique grande e cansativo de ler, vou colocando as dicas por partes, em postagens diferentes. No post de hoje, vou relatar as dicas para adaptações em ambientes domésticos. Ok?

Então... "voilà" !!!!

-- Papeis de parede: segundo o autor do texto, papeis de parede com muitos desenhos, detalhes e padrões repetitivos podem causar uma espécie de, digamos, "poluição visual" que acabará por causar fadiga visual na pessoa com SI. Isso porque os desenhos serão vistos de uma forma peculiar ao portador de SI, causando distorções visuais que levarão o paciente à fadiga.

--Luzes fluorescentes para ler e estudar: se você tem SI e é daquelas pessoas que têm como hábito fazer seus trabalhos de escola ou faculdade em qualquer cômodo - desde que haja mesa e cadeira nele- , fique esperto! :-) Em cômodos com lâmpada fluorescente, se o paciente senta exatamente debaixo da fonte luminosa, rapidinho vai bater aqueeeeele cansaço visual e aqueeeela sonolência! :-( Há pesquisas que mostram que, em determinadas tarefas de leitura e escrita, as pessoas com SI costumam ter pior desempenho sob luzes fluorescentes do que sob as incandescentes. O autor do site sugere substituir as lâmpadas fluorescentes por incandescentes.

(Palpitinho da "Sopeira" que pilota este teclado: é claro que não tem como fazer isso em ambientes públicos - tais como escolas, bibliotecas públicas, etc - ou na casa de outras pessoas, né...? Além disso, mesmo em sua própria casa, pode também haver uma certa "resistência" à ideia da troca do tipo de lâmpada - visto que as fluorescentes consomem menos energia elétrica...!!! Sugestões alternativas: se você tem SI e está incomodado com a luminosidade ambiente, procure sentar de forma que não fique exatamente debaixo da lâmpada; ou tente conseguir um pouco de sombra, sentando em uma posição em que seu corpo, objetos, móveis ou componentes arquitetônicos sombreiem um pouco o papel no qual você lê ou escreve! )

-- Luz mais fraca ajuda: embora a gente ouça de nossos pais e professores, desde crianças, que "luz fraca faz mal para os olhos", o desconforto visual provocado pela leitura e escrita em ambientes com luz mais fraca não vai estragar os olhos de quem tem SI. Pelo contrário: a luz um pouco mais fraca que o comum vai até dar ao paciente um pouco mais de conforto. Se você tem SI e se sente melhor em um ambiente com luz mais fraca, está valendo! (Outro palpitinho da blogueira aqui: para o portador de SI, é importante que ele verifique, por tentativa e erro, qual é a intensidade da luz que lhe é confortável... não vale abaixar MUITO a luz e depois ficar "morrendo" de dores de cabeça, né? Então, diminua a luminosidade ambiente GRADATIVAMENTE, até que se sinta confortável, sem exagerar na diminuição... se achar que diminuiu demais, volte aumentando pouco a pouco, até achar o "ponto" ideal... ok?)

Quem entende algo de inglês e quiser ver o texto original - no qual inspirei para escrever este post- pode acessar aqui: http://www.readingandlight.com/accommodations/home .

Enquanto você "degusta" este post, estou elaborando os próximos - com dicas para adaptações no ambiente escolar e no computador. Aguarde!!!! :-)

2 comentários:

  1. Ótima "sopa de números"... Muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!!! Esteja à vontade para continuar "degustando" desta "Sopa"!!! :-) Abraços.

      Excluir